CIMAMS-Sede. Foto: Ascom / CIMAMS
O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS) realizou uma Assembleia Ordinária nesta terça-feira (1º), em sua sede, em Montes Claros. O encontro reuniu prefeitos e gestores de municípios do Norte de Minas para discutir pautas municipalistas, políticas públicas e estratégias de desenvolvimento regional.
Durante a abertura, o presidente do CIMAMS e prefeito de Curral de Dentro, Adaildo Rocha, conhecido como Tampinha, destacou a importância da união entre os municípios para enfrentar desafios comuns e ampliar os resultados das administrações públicas.
Segundo ele, a entidade atua para fortalecer as políticas públicas e a cooperação entre as prefeituras, buscando levar resultados diretamente à população.
A prefeita de Juramento, Marlene Moreira, também participou da reunião e ressaltou a importância do suporte oferecido pelo consórcio aos municípios. Para ela, os encontros promovidos pelo CIMAMS contribuem para o diálogo e a busca de soluções conjuntas.
CIM Norte de Minas
Entre os principais assuntos discutidos esteve a regulamentação do CIM Norte de Minas, iniciativa desenvolvida por meio de um convênio entre o CIMAMS e o Ministério Público de Minas Gerais.
A proposta prevê a instalação de unidades de expressão municipal nos polos regionais de atuação do consórcio, com o objetivo de descentralizar o apoio ao setor produtivo e ampliar o atendimento a pequenos e médios produtores.
De acordo com a procuradora jurídica do CIMAMS, Jéssica Martins, a iniciativa deverá oferecer informação e capacitação aos produtores, além de contribuir para ampliar a comercialização dos produtos produzidos na região.
O prefeito de Lagoa dos Patos, Hércules Vandy, destacou que a medida poderá facilitar a negociação dos produtores dentro e fora dos municípios, criando novas oportunidades para a comercialização da produção local.
A assembleia também reforçou a importância da integração entre as prefeituras para promover o desenvolvimento econômico e social do Norte de Minas e buscar soluções conjuntas para demandas da região.