Foto: Divulgação
Montes Claros será palco, na próxima semana, de um dos maiores eventos científicos da área da saúde do país. Entre os dias 13 e 15 de agosto, acontece o X Congresso Nacional e VI Internacional de Oncologia, promovido pelo Hospital Oncovida, Associação Presente e Unimontes, reunindo especialistas brasileiros e internacionais para discutir os principais avanços no diagnóstico, tratamento e cuidado ao paciente com câncer.
Esta edição marca um momento histórico para o congresso. A abertura, na noite do dia 13 de agosto, contará com um show especial de voz, piano e reflexões com o Padre Fábio de Melo , atração que deve reunir cerca de 2 mil pessoas no Lilia Buffet, em Montes Claros.
Além do sucesso de público esperado para a abertura, o congresso também bateu um recorde de participação científica. Mais de 700 profissionais da saúde já estão inscritos para os três dias de programação, consolidando esta como a maior edição da história do evento.

A programação científica reunirá mais de 30 palestrantes nacionais e três internacionais , referências em diversas áreas da oncologia e dos cuidados paliativos. Entre os convidados estão especialistas de instituições de reconhecimento mundial, que discutirão temas atuais e relevantes para a prática clínica e para o futuro da assistência oncológica.
Outro destaque é a produção científica. Nesta edição, foram mais de 420 trabalhos científicos submetidos , reforçando o papel do congresso como espaço de incentivo à pesquisa, inovação e compartilhamento do conhecimento. O evento também contará com participantes de diversas regiões do Brasil, fortalecendo Montes Claros como um importante polo de discussão científica na área da saúde.
As inscrições para participar dos três dias de congresso permanecem abertas até a próxima sexta-feira, 7 de agosto, às 23h59. Após esse prazo, será possível adquirir apenas o ingresso para a cerimônia de abertura com o Padre Fábio de Melo.
Para a oncologista Dra. Priscila Miranda, fundadora da Associação Presente e diretora do Hospital Oncovida, esta edição representa um marco para a ciência produzida e compartilhada no interior de Minas Gerais.
“Chegar à décima edição do congresso é motivo de muita gratidão e também de grande responsabilidade. Conseguimos construir um evento que hoje reúne alguns dos maiores especialistas do Brasil e do exterior, promove a produção científica e coloca Montes Claros definitivamente na rota do conhecimento, ocupando uma posição de destaque no cenário científico nacional. Ver profissionais de tantas partes do país reunidos aqui, compartilhando experiências e construindo novas possibilidades para a oncologia, é a confirmação de que estamos vivendo uma edição verdadeiramente histórica.”, destaca.
Serviço
X Congresso Nacional e VI Internacional de Oncologia
📅 13 a 15 de agosto de 2026
📍 Lilia Buffet – Montes Claros/MG
🌐 Inscrições: www.congressooncologia.com.br