Prefeitura promove ação contra violência à mulher durante partida no Estádio Juvêncio Augusto Soares

Foto: Filipe Siqueira

Iniciativa do CRAM marcou início das atividades do Mês da Mulher e coincidiu com classificação do North à final do Troféu Inconfidência

 

Com o objetivo de combater o machismo, o assédio e qualquer tipo de agressão contra mulheres nos estádios, a Prefeitura de Montes Claros realizou, na tarde de domingo (1º), uma ação educativa durante a partida entre North e Uberlândia, no Estádio Juvêncio Augusto Soares. A iniciativa foi conduzida pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e reforçou a importância do respeito e da garantia de direitos também nos espaços esportivos.

A mobilização marcou o início das atividades do Mês da Mulher. De acordo com a coordenadora municipal da Mulher, Débura Ribeiro, a proposta foi promover informação e conscientização junto ao público presente. “Estamos iniciando o mês de março, dedicado às mulheres, e viemos promover e informar sobre nossos direitos, exigindo respeito e dignidade sempre e em qualquer lugar. Porque violência contra a mulher: aqui, não”, afirmou.

O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, destacou que o enfrentamento à violência contra a mulher foi adotado como política pública oficial da administração municipal em 2026. Segundo ele, a proposta é integrar ações de forma transversal no planejamento e na execução das políticas públicas. “A violência contra a mulher ainda é uma das violações de direitos humanos mais graves no Brasil, e precisamos mudar comportamentos, inclusive nas arquibancadas”, ressaltou.

Classificação histórica

Dentro de campo, o North garantiu vaga na final do Troféu Inconfidência ao vencer o Uberlândia nas penalidades. Após empate em 0 a 0 no tempo normal, a equipe de Montes Claros superou o adversário por 4 a 3 nos pênaltis.

Na decisão, o North enfrentará a URT, que eliminou o Tombense por 3 a 1. A Federação Mineira de Futebol confirmou as datas das finais: o jogo de ida será na quarta-feira, 4 de março, às 19h30, na Arena DB, em Patos de Minas; a partida de volta acontece no sábado, 7 de março, às 18h30, no Estádio Juvêncio Augusto Soares, em Montes Claros.

Por ter melhor saldo de gols na primeira fase, o North fará o segundo jogo em casa. Não há vantagem por dois empates ou por vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Em caso de igualdade no placar agregado, o campeão será definido nos pênaltis.

About The Author