Foto: Divulgação
A história, a cultura e a formação social do Norte de Minas serão tema de uma coleção de três livros lançada nesta quarta-feira (28), em Montes Claros. Intitulada Coleção Sertão Norte-Mineiro: Cultura, sociedade, história e pensamento, a publicação é organizada pelas professoras e pesquisadoras Dra. Cristina Borges e Me. Natividade Maia e Almeida, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), voltada ao fomento da cultura no país.
O lançamento está marcado para as 19h, no Sanchos Bar e Restaurante. A coletânea busca ampliar o acesso ao conhecimento sobre a região, abordando sua formação territorial, suas manifestações culturais e religiosas e os processos históricos que contribuíram para a construção da identidade norte-mineira.
Três livros abordam diferentes aspectos da região
O primeiro volume, Encruzilhada Latino-Americana: Parasitismo de Gênero e o Pensar Exusíaco, de autoria de Cristina Borges e publicado pela Editora Millennium, discute questões relacionadas ao feminismo negro, à filosofia intercultural e à produção de conhecimento na América Latina.
A obra apresenta o conceito de “Parasitismo de Gênero” para analisar a apropriação histórica do trabalho, dos saberes e da força das mulheres negras. A autora também desenvolve a ideia de “Pensar Exusíaco”, fundamentada na noção de encruzilhada e nas referências afro-sertanejas, como proposta de reflexão sobre autonomia intelectual e enfrentamento de estruturas coloniais.
O segundo livro, Das Margens do São Francisco aos Trilhos do Trem Baiano, de Natividade Maia e Almeida, aborda a formação territorial do Norte de Minas a partir de perspectivas históricas, econômicas e geográficas.
A publicação destaca a influência do Rio São Francisco na ocupação e no desenvolvimento das comunidades ribeirinhas, além do papel da ferrovia na expansão territorial e na conexão entre Montes Claros e Monte Azul. O estudo também discute a influência cultural nordestina e as relações entre a população regional, o Cerrado e o território dos Gerais.
O terceiro volume, que dá nome à coleção, é Sertão Norte-Mineiro: Cultura, sociedade, história e pensamento. Organizada por Cristina Borges e Natividade Maia e Almeida, a obra reúne artigos científicos de pesquisadores que investigam diferentes aspectos da realidade norte-mineira.
Publicação busca valorizar a identidade norte-mineira
A coleção reúne abordagens distintas para contribuir com o conhecimento sobre a história e a sociedade regional. Os livros tratam desde questões filosóficas e sociais até os processos de ocupação territorial e as manifestações culturais que caracterizam o sertão mineiro.
A iniciativa também busca oferecer material de consulta para estudantes, pesquisadores e leitores interessados na trajetória histórica, na diversidade cultural e nas transformações socioeconômicas do Norte de Minas.
A produção e a publicação dos três volumes foram viabilizadas por recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), mecanismo de incentivo e financiamento de iniciativas culturais.
Serviço
Lançamento da Coleção Sertão Norte-Mineiro: Cultura, sociedade, história e pensamento
- Data: quarta-feira, 28 de outubro de 2026
- Horário: 19h
- Local: Sanchos Bar e Restaurante, em Montes Claros
Contato: Natividade Maia e Almeida
E-mail: natimaial@gmail.com
Telefone: (38) 99140-1907