Foto: Divulgação
O Cinema Comentado Cineclube, um dos projetos de difusão cinematográfica de Montes Claros, completa 23 anos de atividades neste domingo (23). Criado oficialmente em 23 de agosto de 2003 pelo então estudante de Ciências Sociais e hoje sociólogo Fernando Rodrigues, o cineclube nasceu com a proposta de exibir filmes e promover debates sobre as obras.
As primeiras sessões eram realizadas aos sábados, às 19h, no auditório da antiga Câmara Municipal. Com o tempo, Fernando Rodrigues passou a contar com a participação da socióloga Ludmilla Alves, do jornalista e professor universitário Elpídio Rocha e da jornalista Márcia Braga.
Em fevereiro de 2005, o projeto recebeu apoio da Secretaria Municipal de Cultura, parceria que permaneceu até 2008. As sessões passaram a ser realizadas na Sala Geraldo Freire, anexa ao prédio da antiga Prefeitura.
No ano seguinte, o cineclube firmou convênio com a Associação Curta Minas, de Belo Horizonte, e passou a integrar o projeto Curta Circuito, ampliando o acesso do público a produções recentes e inovadoras.
Festival trouxe nomes do cinema nacional
Um dos momentos de destaque da trajetória ocorreu em janeiro de 2007, quando o Cinema Comentado promoveu o 1º Festival de Cinema de Montes Claros, realizado entre os dias 10 e 14. O evento marcou os 10 anos da retomada do cinema brasileiro e reuniu na cidade importantes nomes do setor.
Entre os convidados, palestrantes e oficineiros estavam Cláudio Assis, Sylvio Back, Alberto Graça, Vânia Catani, Daniel e Diogo Lisboa, Geraldo Veloso, Vinícius Cabral e Paulo Henrique Souto.
A partir de agosto de 2008, o cineclube iniciou uma parceria com o Sesc-Pousada Montes Claros e a Programadora Brasil. A iniciativa deu origem ao CineSesc, com sessões aos domingos na unidade do Sesc, na região central.
Atualmente, as sessões do Cinema Comentado são realizadas aos sábados no Museu Regional do Norte de Minas, ligado à Unimontes, no Corredor Cultural de Montes Claros.
Cinema como espaço de conhecimento
Ao longo de 23 anos, o cineclube promoveu festivais, mostras, minicursos, palestras e oficinas. Entre as iniciativas mais recentes estão o Festival de Cinema – 21 Anos do Cinema Comentado, realizado em outubro de 2024, e a 1ª Mostra Itinerante Cine na Estrada, realizada em março de 2025.
Com recursos de leis de incentivo ao audiovisual, a mostra percorreu Bocaiuva, Glaucilândia e Capitão Enéas, levando a proposta do cineclube para outras cidades da região.
Além das sessões presenciais, o Cinema Comentado mantém um canal no YouTube com discussões e conversas sobre cinema. A entidade também se consolidou juridicamente como uma organização autônoma, coletiva e com estatuto e CNPJ.
Segundo o fundador Fernando Rodrigues, o cineclube teve papel importante em uma época em que o acesso a produções fora do circuito comercial era mais limitado. As sessões possibilitaram que o público conhecesse diferentes cinematografias e movimentos, como o cinema soviético, o neorrealismo, a nouvelle vague e o Cinema Novo brasileiro.
Para Rodrigues, a experiência contribuiu para que os espectadores passassem a enxergar o cinema não apenas como entretenimento, mas também como uma forma de compreender diferentes períodos históricos e realidades sociais.
O jornalista Elpídio Rocha, diretor e debatedor do cineclube, destaca que a trajetória de 23 anos consolidou a valorização do cinema brasileiro, associada ao estímulo ao conhecimento e à crítica sobre diferentes cinematografias mundiais.
A jornalista Vanessa Araújo, que conheceu o projeto ainda durante a faculdade de Jornalismo, em 2011, também destaca a importância das sessões e dos debates. Para ela, o cineclube foi uma oportunidade de conhecer diretores estrangeiros e produções que estavam fora do circuito comercial.
Além da exibição, Vanessa ressalta a importância dos debates realizados após as sessões, que aproximam curadores, especialistas e espectadores e contribuem para democratizar o acesso ao cinema.
Diretoria atual
A atual diretoria do Cinema Comentado Cineclube é formada por:
- Thetê Rocha – presidente
- Larissa Pereira – diretora administrativa
- Márcia Braga – diretora financeira e assessora de imprensa
- Fernando Rodrigues – diretor de programação e curador
- Fabíola Versiani – diretora de projetos e produtora executiva
- Elpídio Rocha – diretor de divulgação, documentação e curador
Ao completar 23 anos, o Cinema Comentado Cineclube mantém a proposta que marcou sua origem: levar o cinema para além da tela, criando espaços de reflexão, formação, crítica e encontro entre público e produção audiovisual.