Foto: Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude
A Prefeitura de Montes Claros confirmou para o próximo dia 26 de abril o início de mais uma edição do Campeonato Rural, competição que movimenta comunidades, distritos e localidades do município por meio do futebol amador. A tabela oficial dos jogos foi divulgada nesta quarta-feira (15) pela coordenação da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
Neste ano, a competição contará com 34 equipes, divididas igualmente entre as categorias aspirante e titular, com 17 times em cada modalidade.
Segundo a organização, a antecipação do calendário para o primeiro semestre atende a uma sugestão apresentada pelos próprios clubes durante os congressos técnicos realizados antes do início do campeonato.
Após a realização de três congressos técnicos, foram definidas as chaves da fase classificatória, que seguirá com formato regionalizado, decisão aprovada pelos dirigentes em assembleia com o objetivo de reduzir custos logísticos e facilitar o deslocamento das equipes.
Outra mudança anunciada para esta edição está na distribuição dos jogos. A partir de agora, serão quatro partidas por domingo em cada categoria, o que garante um intervalo maior entre os confrontos, com os times entrando em campo, em média, a cada 15 dias.
Na Chave A estão as equipes Barcelona de São Pedro, Canoas, Estreito de Miralta, Samambaia e Vila Nova de Minas.
A Chave B reúne Barreiras, Eduardos, Santa Rosa de Lima e São Pedro.
Já a Chave C será formada por Lavaginha, Nova Esperança, União de Camela e União Santo André.
Na Chave D, estão os representantes da região Sul: Beira Rio, Lagoinha, Planalto Rural e Serra Verde.
Os clubes poderão inscrever até 36 jogadores por categoria, com prazo de inscrição aberto até a terceira rodada da primeira fase.
Em relação aos horários, a organização informou que, com exceção do distrito de Vila Nova, que possui sistema de iluminação e terá partidas às 15h30 e 17h30, nos demais campos os jogos dos aspirantes começam às 13h30, enquanto os confrontos dos titulares serão disputados às 15h30.
O Campeonato Rural é considerado uma das principais competições esportivas do interior do município, promovendo integração entre as comunidades e incentivando a prática esportiva nas zonas rurais de Montes Claros.
CAMPEONATO RURAL
1ª RODADA
– Dia 26 de abril
Estreito x Samambaia
São Pedro x Eduardos
União Camela x União Santo André
Planalto Rural x Lagoinha
– Dia 3 de maio
Vila Nova x Canoas
Santa Rosa x Barreiras
Nova Esperança x Lavaginha
Beira Rio x Serra Verde
Tabela:

