Foto: Unimontes / Divulgação
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Liga Acadêmica de Cirurgia Oral e Maxilofacial (LACOM), vinculada ao Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), está com inscrições abertas para seleção de acadêmicos de Odontologia interessados em atuar na LACOM. O prazo segue até o dia 02 de março, exclusivamente via formulário de inscrição online, disponível no link https://forms.gle/tDSkKLQfS21VEmzW8. São oferecidas cinco vagas.
Requisitos
O Edital, que pode ser conferido no link https://unimontes.br/wp-content/uploads/2026/02/Edital-de-Selecao-LACOM-2026_unimontes.pdf, destina-se a acadêmicos de Odontologia da Unimontes e dos demais cursos de Odontologia ministrados em Montes Claros. Eles, porém, devem estar matriculados do 5 º ao 8º período, regularmente matriculados e que não tenham pendência curricular (dependência). A taxa de inscrição é de R$ 17, cujo comprovante de pagamento, via PIX, deve ser anexado no respectivo campo.
Seleção e conteúdo
A seleção constará de duas etapas: a primeira (de caráter classificatório) constitui-se de prova de múltipla escolha e a segunda de entrevista online.
O conteúdo exigido para a prova de múltipla escolha inclui:
- Anatomia da cabeça e pescoço;
- Anestesiologia local;
- Princípios cirúrgicos;
- Cirurgia Dentoalveolar;
- Acidentes e Complicações em Cirurgia Bucomaxilar;
- Radiologia odontológica;
- Terapêutica medicamentosa na Odontologia;
- Infecções Odontogênicas;
- Trauma maxilofacial;
- Estomatologia (lesões cancerizáveis, câncer bucal, neoplasias de tecidos moles, patologia óssea).
O resultado final será divulgado no instagram (@lacom_unimontes) até o dia 16 de março.
Membros efetivos
Os acadêmicos selecionados serão membros efetivos da LACOM e, nessa condição, deverão cumprir os preceitos do estatuto. O acadêmico precisará dispor de 12 horas semanais para as atividades da Liga, entre as quais reunião semanal para discussão de temas, grupos de estudos, aulas, palestras e/ou minicursos e participação das atividades práticas. Ele também vai participar de atendimento clínico destinado à comunidade, a partir da realização de cirurgias, entre outras atividades previstas no Edital. A aprovação no processo seletivo não caracteriza qualquer vínculo empregatício.