Prefeitura de Montes Claros realiza “Dia D” de combate ao mosquito

Foto: Divulgação

O Distrito de Nova Esperança vai avançar na guerra contra a dengue no próximo sábado, 17 de janeiro. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vai realizar no distrito o “Dia D”

 

A ação de combate ao mosquito Aedes aegypti será realizada neste sábado, das 7h às 16h, no município, com o recolhimento de materiais que possam acumular água e se tornar criadouros do transmissor da dengue, zika e chikungunya. Durante a mobilização, equipes farão a coleta de pneus, baldes, garrafas de vidro, latas, garrafas PET, ferro-velho, caixas d’água em desuso, brinquedos, lonas, tambores, canos, materiais descartáveis e outros objetos que possam reter água parada.

Para que os focos do mosquito sejam devidamente eliminados, a Prefeitura reforça a importância da participação da população. Os moradores devem permitir a entrada dos Agentes de Combate às Endemias nas residências para a realização das vistorias. Todos os profissionais estarão devidamente identificados.

A orientação é que os materiais a serem recolhidos sejam separados com antecedência e colocados em frente às casas até as 6h30 do sábado, facilitando o trabalho das equipes.

A administração municipal informa ainda que não serão recolhidos itens como poda de árvores, camas, sofás, madeiras, entulhos de construção e lixo doméstico, que devem ser descartados de forma adequada.

Paralelo à ação dos Agentes de Combate às Endemias é fundamental que a população esteja atenta para ações que podem evitar que a sua casa se torne morada do mosquito:

Não acumular água: vire garrafas, latas, tampinhas e baldes de boca para baixo.

Limpar reservatórios: tampe bem caixas d’água, cisternas, tonéis, jarros e filtros. Lave com água e sabão as paredes internas.

Vasos de plantas: coloque areia nos pratos ou lave-os com água e sabão.

Lixo: mantenha lixeiras bem tampadas e acondicione o lixo corretamente.

Calhas e ralos: limpe calhas e tampe ralos pouco usados, jogando água sanitária no cano.

Pneus: guarde pneus em locais cobertos ou entregue-os para descarte.

Bebedouros de animais: troque a água e lave os recipientes semanalmente.

Piscinas e bandejas de ar-condicionado: mantenha-as cobertas ou limpas

A concentração dos Agentes de Combate às Endemias e de toda a equipe que vai realizar o “Dia D” será na Praça principal de Nova Esperança.

 

About The Author