Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG
A solenidade do Dia dos Gerais, realizada nesta segunda-feira (8/12) em Matias Cardoso, marcou a entrega das medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz a 20 personalidades que se destacaram pelo trabalho em favor do desenvolvimento do Norte de Minas. O evento integra a programação anual que simboliza a transferência da capital mineira para o município histórico.
Nesta edição, dez homens receberam a Medalha Matias Cardoso e dez mulheres foram agraciadas com a Medalha Maria da Cruz. As condecorações reconhecem iniciativas culturais, sociais, econômicas e comunitárias consideradas relevantes para a região.
Criada em 2011, a Medalha dos Gerais é concedida sempre em 8 de dezembro. Dos 20 homenageados de 2025, seis foram indicados pelo governador, e os demais, selecionados pelo Conselho Permanente da Medalha dos Gerais.
Durante a cerimônia, também foi entregue o Grande Colar da Medalha dos Gerais, destinado exclusivamente a autoridades. Neste ano, o agraciado foi o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães.
A honraria já foi recebida por autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite (2024), o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior (2023), e o ex-prefeito de Betim, Vittorio Medioli (2017).
AGRACIADOS EM 2025
Grande Colar
Guilherme Augusto Guimarães de Oliveira, prefeito de Montes Claros
Medalha Matias Cardoso
Carlos Welth Pimenta de Figueiredo, deputado estadual
José Aparecido Mendes Santos, prefeito de Janaúba
Jimmy Diogo Silva Murça, prefeito de Jaíba
Saulo Gabriel Antunes Feliciano, prefeito de Monte Azul
Astério Itabayana Neto, vice-presidente da Faemg
Eduardo Antônio Codo Santos, diretor-executivo do TJMG
André Oliveira Ruas Abreu, médico cardiologista
Ronaldo Mota Dias, médico veterinário
Astério Pereira Lima, produtor rural
Rui Mourão, escritor (in memoriam)
Medalha Maria da Cruz
Mônica Aragão Martiniano Ferreira e Costa, desembargadora do TJMG
Laura Helena Xavier Ferreira, juíza do TJMG
Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, juíza auxiliar da Corregedoria-Geral do TJMG
Samyra Ribeiro Namen, promotora de Justiça do MPMG
Talyane Alves Pereira, prefeita de Berizal
Beatriz Coelho Morais de Sá, advogada
Natalie Marie Claire Oliffson Nunes Rodrigues, subsecretária de Turismo de Montes Claros
Franciele Cardoso Ferreira, gerente de Trabalho e Emprego de Janaúba
Celcina Alves dos Santos Evangelista, pedagoga
Rita Gomes Lopes, artesã
A cerimônia reforça o simbolismo do Dia dos Gerais como um marco de valorização da identidade norte-mineira e de reconhecimento às figuras que ajudam a construir a história da região.
Veja fotos

