Foto: Divulgação Amams
O futuro das crianças e adolescentes de Minas Gerais passa por Montes Claros nesta semana. A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) sedia, nesta terça-feira, 25 de novembro, o 2º Ciclo de Formação Presencial do Selo UNICEF. O encontro, realizado no auditório da entidade, reunirá representantes dos 151 municípios mineiros que aderiram à iniciativa, com o foco total na melhoria dos indicadores sociais na região.
O evento é um ponto de partida estratégico para impulsionar as políticas públicas municipais voltadas à infância e adolescência. A escolha de Montes Claros como um dos dois polos de formação em Minas Gerais (o outro é Belo Horizonte) reforça a centralidade da AMAMS neste processo de mobilização e capacitação.
Foco na Saúde e no Legado Positivo
Com o tema “Construindo e Fortalecendo a Atenção Primária à Saúde para Vacinação, Nutrição e Saúde de Adolescentes”, o ciclo busca dar suporte técnico aos gestores em áreas cruciais como imunização, nutrição e proteção social.
O presidente da AMAMS e prefeito de São João da Lagoa, Ronaldo Soares Mota Dias, destacou o legado duradouro da parceria com a organização internacional. “A iniciativa já contribuiu para a melhoria dos indicadores sociais no Norte de Minas, com avanços significativos na vacinação, redução da desnutrição e diminuição da vulnerabilidade social”, afirmou.
Metas Ambiciosas Até 2028
O novo ciclo do Selo UNICEF estabelece metas ambiciosas a serem cumpridas pelos municípios até 2028. O desafio vai além da saúde básica, abrangendo áreas como:
-
Melhoria nos indicadores de educação e prevenção às violências.
-
Ampliação do acesso à água, saneamento e higiene.
-
Desenvolvimento de resiliência climática.
-
Promoção da equidade étnico-racial.
Para apoiar os municípios ao longo dos quatro anos, o UNICEF disponibilizará uma metodologia consolidada, que inclui o suporte a estratégias fundamentais como a Busca Ativa Escolar e a proteção contra violências. O impacto da iniciativa é comprovado: entre 2013 e 2022, ela já colaborou para a permanência de cerca de 100 mil crianças nas escolas brasileiras.
O representante do UNICEF no Brasil, Joaquin Gonzalez Aleman, demonstrou grande entusiasmo com o engajamento dos municípios mineiros: “O Brasil ainda enfrenta desigualdades históricas, mas contamos com um Sistema de Garantia de Direitos consolidado e uma sociedade civil mobilizada. Esperamos avançar com resultados concretos para meninas e meninos, enfrentando antigos e novos desafios da infância e adolescência.”
Ao final do ciclo, os municípios que cumprirem as metas estabelecidas serão reconhecidos e certificados com o Selo UNICEF, consolidando o compromisso com os direitos da infância e adolescência.