Alerta na COP30: Fogo na Blue Zone de Belém Interrompe Negociações Decisivas do Clima

(Foto: Reprodução/Twitter

Risco de Propagação é Evitado Graças a Estrutura Antichamas; Organização Garante Ausência de Feridos

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), sediada em Belém, foi palco de um incidente de segurança que levou à suspensão de suas atividades nesta quinta-feira (20/11). Um foco de incêndio irrompeu na Blue Zone, o pavilhão central onde ocorrem as negociações de alto nível, exigindo a evacuação imediata de todo o público.

De acordo com a Agência Brasil, o episódio ocorreu em um momento crítico, com a conferência na fase final de discussões para a definição de metas climáticas globais, e forçou a paralisação temporária dos trabalhos.

Estouro no Estande da China

Segundo informações preliminares fornecidas pelo Ministro do Turismo, Celso Sabino, presente no local, o fogo teria se originado na área do estande da China.

O Ministro enfatizou que a rápida ação para conter o incidente foi auxiliada pela própria construção da estrutura da COP30: “As lonas do pavilhão são antichamas, o que impediu a propagação do fogo.”

Apesar do contratempo, Sabino indicou que a organização avalia a retomada imediata dos trabalhos. “Em breve vamos saber se os trabalhos recomeçarão aqui na Blue Zone ainda hoje ou a partir de amanhã,” afirmou.

Incêndio Controlado Sem Vítimas

Em comunicado oficial, a organização da COP30 confirmou que o incêndio foi controlado e, com grande alívio, que não houve registro de feridos no local.

A nota destacou a eficácia do plano de emergência: “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local.”

A prioridade imediata é restabelecer a segurança total da área e permitir a retomada das negociações, que são essenciais para o encerramento da conferência com resoluções significativas para o futuro do clima global.

About The Author