Amams

Foto: Leo Nobre Amams

Capacitação e Reivindicações Marcam Encontro Crucial para o Desenvolvimento Regional

 

 

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) sediou nesta quarta-feira (13) o 4º Workshop de Elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico. O evento, promovido pela Subsecretaria Estadual de Saneamento com apoio da AMAMS e demais entidades municipalistas da região, reuniu prefeitos e gestores públicos.

Durante o encontro, a principal pauta foi a cobrança por maior apoio financeiro do Estado e da União para viabilizar as urgentes obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água nos municípios do Norte de Minas.

O presidente da AMAMS e prefeito de São João da Lagoa, Ronaldo Soares Mota Dias, destacou a urgência do tema. “É fundamental capacitar os gestores na elaboração dos projetos, mas isso não basta. É preciso que os recursos sejam efetivamente liberados. Nosso município, por exemplo, ainda não tem rede de esgoto. O saneamento é uma questão de dignidade e saúde pública,” afirmou.

Presença Internacional e União Institucional

O workshop contou com a presença do especialista alemão Wolfgang Müller, ex-prefeito e consultor em planejamento urbano, que atuou na região na década de 1980 por meio de uma parceria entre o Governo de Minas, a GTZ (agência alemã de cooperação) e a própria AMAMS. Müller reforçou seu compromisso em colaborar com os municípios na retomada de projetos estruturantes.

A importância da união institucional também foi enfatizada pelos representantes de consórcios e entidades regionais:

  • Enilson Francisco, do Codanorte, ressaltou a importância da união institucional.
  • Ricardo Antunes, do CIMAMS, lembrou que a capacitação é apenas o primeiro passo.
  • Horácio Christoff, do Consórcio União da Serra Geral, mencionou que a Agenda 21, que previa planos de saneamento, foi prejudicada pela pandemia, mas agora será retomada.

O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, reforçou o papel estratégico da região: “O Norte de Minas precisa avançar no saneamento básico. É inadmissível que, em pleno século XXI, ainda tenhamos cidades sem acesso a água tratada e esgoto. Esse workshop é um passo importante para mudarmos essa realidade,” declarou.

About The Author