Foto: Pexels
A Prefeitura de Montes Claros, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma ação intensificada de vacinação antirrábica nos bairros Alterosa e Interlagos. A medida foi adotada após a identificação de um morcego contaminado com o vírus da raiva na região.
De acordo com o CCZ, todos os cães e gatos com mais de três meses de idade que não foram imunizados durante a campanha do dia 27 de setembro devem receber a dose da vacina. A imunização está sendo feita de casa em casa pelas equipes do centro e seguirá até a próxima sexta-feira, 10 de outubro, das 8h às 16h.
A vacina antirrábica é essencial para proteger não apenas os animais, mas também os seres humanos. A raiva é uma doença viral grave e 100% letal, cuja prevenção depende da imunização regular de cães e gatos. Manter os animais vacinados cria uma barreira de proteção coletiva e ajuda a interromper o ciclo de transmissão do vírus.
O CCZ reforça que vacinar os animais de estimação é uma forma de garantir segurança à comunidade — além de ser um gesto de cuidado e amor pelos pets.