Foto: Colégio Marista São José
O Colégio Marista São José de Montes Claros se transformou em um verdadeiro centro de inovação na última semana, promovendo um Torneio de Robótica que foi muito além da simples competição. O evento, que reuniu cerca de 800 pessoas entre alunos, familiares e colaboradores, teve como objetivo principal conectar estudantes do Ensino Fundamental com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 – Vida Terrestre, da Agenda 2030 da ONU.
A iniciativa foi pensada para ser uma experiência completa de aprendizado, estimulando a interdisciplinaridade, o trabalho em equipe e o uso da tecnologia como uma ferramenta para a transformação social.
Mãos à obra: da pesquisa à programação
Divididos nas modalidades Kids I e II (Anos Iniciais) e Middle II (Anos Finais), os estudantes organizaram-se em equipes e subequipes com funções específicas. A experiência envolveu diferentes frentes, desde a pesquisa científica até a programação de robôs.
- O grupo de Organização e Método cuidou da identidade visual da equipe, uniformes, divulgação e até da busca por patrocínios.
- A equipe de Mérito Científico mergulhou em problemas ambientais, investigou, formulou hipóteses e propôs soluções práticas para a vida terrestre.
- Já o time de Tecnologia e Engenharia foi o responsável por dar vida aos projetos, construindo e programando robôs com kits Lego para executar desafios em um circuito temático.
A coordenadora de área do Colégio, Renata Andrade, ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento humano dos alunos. “O Torneio de Robótica vai muito além da competição. Nossos estudantes aprendem a lidar com desafios, a celebrar conquistas e a acolher os momentos em que as coisas não saem como o planejado”, disse.