Foto: Divulgação/ IFNMG
Entre os dias 19 e 21/08, no Campus Montes Claros, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) promove o XII Seminário de Iniciação Científica (SIC). O evento institucional proporciona, há 12 edições, a troca de experiências entre alunos e pesquisadores de todos os campi, promovendo a cultura científica em toda a região de abrangência da Instituição. Neste ano, o tema “Ciência que Conecta: Integração, Saberes e Transformação no IFNMG” guia as atividades, ressaltando a preocupação do IFNMG com o desenvolvimento científico regional, integrando as comunidades, compartilhando saberes e proporcionando transformação social.
As inscrições para participar da programação do evento ainda estão abertas e devem ser realizadas pelo site eventos.ifnmg.edu.br/
A participação da comunidade acadêmica se faz importante para a valorização do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação no Norte de Minas e demais áreas de abrangência do IFNMG. Aos participantes, o XII SIC trará oportunidades e inspirações para o desenvolvimento de outras pesquisas que, futuramente, refletirão na realidade social em que se inserem.
A programação conta com palestras, mostra científica, minicursos, lançamento de livros e atividade cultural. Na terça,19, após a cerimônia de abertura, haverá a palestra do professor Marcos Esdras Leite, que abordará “Os desafios e as potencialidades da ciência como agente de transformação social”, em diálogo com o tema desta edição do evento.
No dia 20, a mostra científica contará com as apresentações de trabalhos derivados de pesquisas que refletem os problemas da realidade social ao redor do IFNMG, em um momento de diálogo para troca de experiências e saberes a partir dos resultados apresentados, explorando as potencialidades regionais. Esses trabalhos são parte de projetos de pesquisa financiados pela Fapemig, pelo CNPq ou pelo próprio Instituto.
Na noite do mesmo dia, a Editora do IFNMG lançará 10 obras de autores da Instituição e contará com sessão de autógrafos. O momento acontecerá no auditório do Campus Montes Claros, a partir das 19h, com apresentação artística.
No dia 21, no encerramento do Seminário, haverá a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos apresentados durante o evento. A programação completa pode ser conferida no site eventos.ifnmg.edu.br/
Serviço:
Evento: XII Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG
Data: 19 a 21/08
Local: IFNMG – Campus Montes Claros (Rua Dois, 300, Bairro Village do Lago I, Montes Claros)
Inscrições: gratuitas, pelo eventos.ifnmg.edu.br/