Água tratada da Copasa chegará a mais uma comunidade rural do Norte de Minas

Foto: Copasa/Divulgação

Investimentos do programa Universaliza Minas vão garantir abastecimento a 100 moradores de localidade em Patis

 

Com o objetivo de ampliar o fornecimento de água tratada à população residente em comunidades rurais, a Copasa iniciou, neste mês, as obras para implantação do sistema de abastecimento na localidade de Deixa eu Viver, no município de Patis, Norte de Minas.

Essa comunidade está sendo atendida pelo Universaliza Minas da Copasa, iniciativa que visa garantir saneamento em mais de 330 localidades do Estado, a fim de atingir as metas do Novo Marco Legal até 2033. Por meio do programa, serão investidos R$ 400 milhões para beneficiar cerca de 320 mil pessoas da zona rural nos municípios onde a Copasa detém concessão.

Obras

Com recursos de R$ 330 mil, as intervenções irão beneficiar cerca de 100 moradores da comunidade, em 32 residências, por meio da implantação de 1.800 metros de adutora e 2.200 metros de redes de distribuição, totalizando 4 mil metros de tubulação. A previsão é que os serviços sejam finalizados até dezembro deste ano.

O gerente regional da Copasa no município, Edson Marinho, destaca o compromisso de prestar serviços à população com qualidade e eficiência. “Estamos atendendo as reivindicações dos moradores de áreas rurais que não tinham acesso a água potável e que agora terão mais saúde, qualidade de vida e contribuirão para o desenvolvimento regional”, afirmou.

Marinho lembra ainda que água tratada é garantia de saúde e exige altos investimentos para sua produção, reservação, distribuição e controle de qualidade. Para assegurar os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa realiza um rigoroso controle no processo de tratamento da água e investe em programas de preservação dos mananciais.

O programa

O Universaliza Minas da Copasa é pioneiro no Brasil em atendimento à população de áreas rurais e comunidades urbanas em vulnerabilidade. Seu principal objetivo é promover a universalização dos serviços de saneamento da Copasa, nos municípios em que a Companhia atua.

A Copasa já atende 99,6% de seus clientes com água tratada e 78,2% com esgoto coletado e tratado e o Universaliza potencializa o crescimento desses números. Essa iniciativa da Copasa atende a uma reivindicação histórica das comunidades que vivem em localidades e distritos mais afastados dos grandes centros urbanos e que nunca tiveram acesso ao saneamento básico.

 

About The Author