Foto: Divulgação/IFNMG
Com o objetivo de integrar teoria e prática, estudantes do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Aquicultor do IFNMG-Campus Porteirinha participaram de uma visita técnica ao Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura do Gorutuba, vinculado à 1ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Nova Porteirinha (MG).
A atividade, que ocorreu em junho, foi acompanhada pelas professoras Karen Daianny Macedo Melo e Rosiane Suelen Santos Minas de Ouro, e pelo professor Sérgio Moreira dos Anjos. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto as técnicas de manejo e as diferentes etapas do processo produtivo na criação de peixes, vivência que reforça os conteúdos abordados em sala de aula e contribui para a formação técnica dos futuros profissionais da área.
Conhecendo de perto o ciclo produtivo da piscicultura
Recebidos pelo analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, Antônio Jessey de Abreu Tessitore, os estudantes foram apresentados às práticas de reprodução, alimentação, monitoramento da qualidade da água, controle sanitário e engorda de peixes.
O grupo também conheceu as etapas do processo produtivo da piscicultura, como a reprodução, larvicultura, alevinagem e engorda de espécies como tilápia, tambaqui e outras nativas. Foram ainda discutidas questões técnicas relacionadas ao manejo alimentar, estrutura dos tanques, sistemas de aeração e rotina operacional da produção aquícola.
De acordo com o coordenador do curso, Walisson Pires, a atividade foi essencial para o desenvolvimento das competências dos estudantes e para o fortalecimento do vínculo entre o IFNMG e o setor produtivo da região. “Iniciativas como essa reforçam o compromisso da instituição com uma formação de excelência, conectada às demandas reais do mercado e à valorização da cadeia produtiva da aquicultura no Norte de Minas”, afirmou.
A professora Karen Melo também destacou os benefícios da ação: “Ações como essa são fundamentais para complementar a formação dos estudantes, pois promovem o contato direto com o ambiente produtivo, favorecendo a aplicação prática dos conteúdos estudados em sala de aula”.
Cursos FIC em Aquicultura impulsionam qualificação profissional e desenvolvimento sustentável no Norte de Minas
A aquicultura tem se consolidado como uma atividade estratégica para o desenvolvimento econômico sustentável, contribuindo para a segurança alimentar, geração de empregos e valorização das comunidades rurais e ribeirinhas. Nesse contexto, o projeto de aquicultura da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) representa um importante avanço para o fortalecimento da cadeia produtiva aquícola no Brasil, com impactos significativos em regiões como o Norte de Minas Gerais.
Por meio da oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) tem desempenhado papel fundamental na capacitação da mão de obra local e no estímulo à inclusão produtiva. A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que visa ampliar o acesso à qualificação profissional e fortalecer cadeias produtivas regionais.
No IFNMG, os cursos FIC em Aquicultura contemplam três formações principais. O curso de Aquicultor capacita profissionais para o cultivo de peixes, crustáceos e moluscos, com foco em boas práticas de manejo, alimentação, controle da qualidade da água e sustentabilidade ambiental. Já o curso de Operador de Beneficiamento de Pescado prepara trabalhadores para as etapas de processamento, conservação e comercialização do pescado, seguindo normas sanitárias e exigências do mercado. Por fim, o curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista desenvolve competências voltadas à organização social e econômica de produtores por meio de cooperativas e associações, promovendo o trabalho coletivo e a geração de renda.
Ao oferecer treinamento especializado, a região se posiciona de forma estratégica para atender à crescente demanda por pescado, aproveitando oportunidades econômicas emergentes e contribuindo para o equilíbrio entre as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento regional.