Foto: Divulgação/ IFNMG
Estão abertas as inscrições para o processo de seleção de uma pesquisadora para atuar como bolsista de pós-doutorado no projeto “Mulheres quilombolas, interseccionalidade e acesso às tecnologias da informação e comunicação”. A iniciativa será executada no município de Viçosa-MG, entre julho de 2025 e junho de 2026.
A bolsa, no valor mensal de R$ 5.200,00, exige dedicação integral às atividades de pesquisa, que incluem trabalho de campo em comunidades quilombolas de Minas Gerais, análise de dados, redação de relatórios e artigos, disseminação de resultados e apoio a tarefas do grupo de pesquisa Meios: Comunicação, Relações Raciais e Gênero. O grupo é vinculado à linha de pesquisa Cultura, Políticas Públicas e Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Para se candidatar, é necessário possuir título de doutorado (ou previsão de conclusão até a data de início da bolsa), formação em Comunicação, Ciências Sociais ou áreas afins, experiência comprovada na temática da pesquisa e disponibilidade para residir em Viçosa (MG) e realizar viagens de campo.
Clique aqui e acesse o edital.
Inscrições e seleção
As candidatas interessadas devem enviar, em uma única mensagem para o e-mail meiosgrupodepesquisa@
O projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Estadual de Montes Claros. O foco consiste em investigar como a restrição de acesso às tecnologias da informação e comunicação (TICs) impacta a atuação das mulheres quilombolas como lideranças comunitárias, especialmente no que diz respeito ao acesso a direitos como saúde, educação e informação. A proposta adota a interseccionalidade como abordagem teórico-metodológica, integrando gênero, raça e território.
Clique aqui e saiba mais sobre o grupo de pesquisa.