BLACK STONE

Foto: Solon Queiroz

Prefeitura de Montes Claros investe cerca de R$ 10 milhões na obra, que atende demanda histórica dos moradores

A Prefeitura de Montes Claros está em fase final das obras de asfaltamento do trecho que liga a BR-135 ao distrito de Pedra Preta dos Montes. A pavimentação representa o fim de um antigo problema de acesso enfrentado pelos moradores da localidade e trará benefícios diretos para o transporte escolar, escoamento da produção rural e qualidade de vida da população, especialmente com a redução de doenças respiratórias causadas pela poeira.

O trecho asfaltado possui 5,77 quilômetros de extensão, com plataforma de oito metros e pista de seis metros de largura. O investimento total é de aproximadamente R$ 10 milhões, com a execução da obra em conformidade com normas de sustentabilidade ambiental, utilizando técnicas ecologicamente corretas.

Asfaltamento do trecho que liga a BR-135 ao distrito de Pedra Preta dos Montes – Foto: Solon Queiroz

Localizado a 56 km da sede do município, Pedra Preta dos Montes foi oficialmente elevado à condição de distrito pela Lei 5.628, de 2023, após ser desmembrado de Ermidinha. A comunidade conta com cerca de 500 moradores, além de escola, unidade de saúde, rede de água, energia elétrica e ruas internas já pavimentadas.

A melhoria do acesso aos distritos da zona rural tem sido uma das prioridades da Prefeitura de Montes Claros nos últimos anos. Já foram contemplados com pavimentação os acessos a São Pedro da Garça, Vila Nova de Minas, Santa Rosa de Lima, Panorâmica, Miralta, Ermidinha e Aparecida do Mundo Novo — além de Pedra Preta dos Montes, que está sendo finalizado.

A única exceção é o distrito de São João da Vereda, cujo acesso é feito por meio da LMG que liga à BR-365 — uma rodovia estadual cuja manutenção e obras são de responsabilidade do Governo de Minas Gerais.

Além dos distritos, outras comunidades rurais também foram beneficiadas com asfaltamento nos últimos oito anos, como Samambaia, Tabuas e Canto do Engenho, reforçando o compromisso da administração municipal com a mobilidade rural e o desenvolvimento das áreas mais afastadas do centro urbano.