lançamento-maisciêncianaescola-11-4-2025
O projeto é fruto de uma ação conjunta dos Institutos Federais do Norte de Minas Gerais (IFNMG), de Minas Gerais (IFMG) e do Sul de Minas (IF Sul de Minas).

O projeto é fruto de uma ação conjunta dos Institutos Federais do Norte de Minas Gerais (IFNMG), de Minas Gerais (IFMG) e do Sul de Minas (IF Sul de Minas)

Na próxima segunda-feira (14/4), o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) marca presença em um momento importante para a educação pública de Minas Gerais. Será lançado oficialmente, em Betim, o projeto “De Norte a Sul, mais ciência e tecnologia nas Minas Gerais”, iniciativa que implantará laboratórios maker em 90 escolas públicas de 30 municípios mineiros, incluindo 11 cidades da área de atuação do IFNMG.

O projeto é fruto de uma ação conjunta dos Institutos Federais do Norte de Minas Gerais (IFNMG), de Minas Gerais (IFMG) e do Sul de Minas (IF Sul de Minas). Com investimento de R$ 9 milhões, o objetivo é fortalecer o ensino de ciência e tecnologia, promovendo o letramento digital e o desenvolvimento de competências tecnológicas entre estudantes do ensino fundamental.

Lançamento oficial em Betim

O evento de lançamento será realizado às 13h30, no campus do IFMG em Betim (Rua Itaguaçu, 595 – Bairro São Caetano). A cerimônia contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do MEC, Ana Úngari Dal Fabbro, além de gestores dos três Institutos Federais envolvidos.

Norte de Minas em destaque

Na região do IFNMG, serão contempladas escolas das cidades de Montes Claros, Janaúba, Almenara, Araçuaí, Arinos, Coração de Jesus, Diamantina, Grão Mogol, Januária, Minas Novas e Salinas. A meta é que os laboratórios sirvam como espaços de experimentação prática, estimulando a criatividade, a inovação e o protagonismo estudantil.

O pró-reitor de Extensão e Cultura do IFNMG, Rony Enderson de Oliveira, destaca que o projeto também contribui para a curricularização da extensão e fortalece o vínculo entre os institutos federais e as escolas atendidas. “Essa iniciativa mostra como a atuação em rede pode ampliar o impacto das ações educacionais nas regiões em que estamos inseridos”, afirma.

Um trabalho de equipe

A proposta aprovada no edital nº 13/2024 do CNPq/MCTI/FNDCT, no âmbito do Programa Mais Ciência na Escola, foi construída por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e gestores dos três Institutos Federais. A coordenação estadual do projeto ficou a cargo do professor Cleiton Martins, que ressalta o potencial transformador da ação.

“Estamos oferecendo às escolas do interior de Minas a possibilidade de realizar aulas mais interativas, científicas e com uso de diversas tecnologias. Além da estrutura física, a proposta inclui a capacitação de professores e servidores, garantindo que os laboratórios tenham continuidade e relevância nas atividades escolares”, explica.

Educação que transforma

Para a pró-reitora de Extensão do IF Sul de Minas, Daniela Cardoso, o impacto vai além do conteúdo técnico. “Com essa iniciativa, promovemos um letramento digital que incentiva o pensamento crítico, a autonomia intelectual e o protagonismo dos estudantes na construção de uma sociedade mais justa”, afirma.

O pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura do IFMG, José Roberto de Paula, acrescenta: “A aprovação deste projeto marca um momento significativo para o IFMG e evidencia o poder das parcerias interinstitucionais. Esperamos que outros Institutos Federais também se juntem a nós em futuras iniciativas”.

Ciência e tecnologia para transformar realidades

Com ações como essa, os Institutos Federais reforçam seu compromisso com a democratização do acesso à ciência e à inovação, especialmente em regiões que enfrentam desafios históricos na área da educação. O projeto “De Norte a Sul” é um exemplo de como o trabalho colaborativo pode gerar impactos reais na formação das próximas gerações.