Exposição fotográfica e eventos na Praça Cívica homenageiam aniversário de Goiânia

aniversário de Goiânia será comemorado no dia 24 de outubro (domingo), e para celebrar os 88 anos da nossa querida capital, o Governo de Goiásirá promover uma exposição fotográfica no Museu da Imagem e do Som, na Praça Cívica, a partir do dia 20/10 (quarta-feira).

Além disso, a semana também será recheada de eventos para homenagear a capital, com a I Semana das Narrativas Goianas, que terá uma programação híbrida com mesas redondas e lives sobre a literatura goiana.

Os eventos são organizados pela Secult Goiás, por meio da Biblioteca Pio Vargas e Museu da Imagem e do som, com acesso gratuito para todos que tiverem interesse em acompanhar. Confira abaixo mais detalhes sobre a programação.

Comemoração do aniversário de Goiânia terá exposição fotográfica na Praça Cívica

A exposição fotográfica “Eu Vi Goiânia Crescer”, do fotógrafo Hélio de Oliveira, será um dos eventos para comerar o aniversário de Goiânia, que está prestes a completar seus 88 anos.

O fotógrafo fez diversos registros da capital e do dia a dia dos governadores por mais de 40 anos, desde Pedro Ludovico Teixeira.

Seu acervo é formado por mais de 100 mil fotografias, e uma pequena amostra será exposta na Sala Belkiss Spenziere do Museu da Imagem e do Som, com visitas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, até 31 de outubro.

Ao todo, o público poderá conferir 22 fotos em preto e branco, registradas entre 1950 e 1970. Vale mencionar que todas elas terão descrição voltada para a política de inclusão para deficientes visuais, como parte da iniciativa #ParaCegoVer.

I Semana das Narrativas Goianas

Também nesta quarta-feira (20/10), tem início a I Semana das Narrativas Goianas, que será iniciada com a mesa redonda “Memórias Identitárias da Mulher na Literatura Goiana”.

Esta será uma homenagem não apenas ao aniversário de Goiânia, mas também a três grandes mulheres da literatura goiana: Marietta Telles Machado, Ada Curado e Rosarita Fleury.

A mesa trará os palestrantes Miguel Jorge, Bento Fleury e Beth Fleury, que são grandes estudiosos das obras das escritoras. Além disso, a mediação ficará por conta da professora Thaíse Monteiro.

A atividade será realizada em formato presencial a partir das 8h30, no Centro Cultural Marietta Telles, também localizado na Praça Cívica.

Além disso, a I Semana das Narrativas Goianas também terá atividades online entre os dias 20 e 22 de outubro, com transmissões ao vivo pelo canal da Secult Goiás no YouTube e no Facebook.

Confira abaixo a programação completa:

Veja como fica a programação da semana para comemorar o aniversário de Goiânia.

20/10 (quarta-feira)

8h30: Visitação à exposição – Centro Cultural Marieta Telles: a retomada para o amanhã e abertura da exposição – Hélio de Oliveira: eu vi Goiânia crescer

9h: Solenidade de Abertura

9h15: Mesa redonda – Memórias identitárias da mulher na literatura goiana: homenagem a Ada Curado, Marieta Telles e Rosarita Fleury

Palestrantes: Escritores Bento Fleury, Miguel Jorge e Beth Fleury

Mediador: Prof.ª Thaíse Monteiro


20/10 (quarta-feira)

9h: Visita guiada às reservas técnicas do Museu da Imagem e do Som (MIS)

10h: Visita guiada às Unidades de Informação Biblioteca Braille, Gibiteca e Biblioteca Pio Vargas)

14h: Live: Diversidade na literatura goiana

Palestrantes: Escritoras Fátima Paraguassu e Beta Reis, e escritor Juvenal Correia

Mediadora: Prof.ª M.ª Keyla de Faria


22/10 (sexta-feira)

9h: Live: Publicação de livros por Autores independentes

Palestrantes: Denise Fleury e Ronan Tadeu de Mendonça

14h Live: Escritores e ilustradores goianos na produção literária infantil

Palestrantes: Escritora Valéria Belém e escritores e ilustradores, Christie Queiroz e Poly Duarte

Mediadora: Prof.ª M.ª Keyla de Faria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s