Prevenção poderia evitar morte de 23 mulheres vítimas de câncer de mama desde 2020, em Aparecida

O exame de prevenção ao câncer de mama poderia ter evitado a morte de 23 mulheres vítimas da doença desde o último ano, em Aparecida de Goiânia. Os dados são do Painel de Monitoramento da Mortalidade CID-10, do Ministério da Saúde. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a neoplasia na mama é o tipo de câncer que mais ocorre em mulheres no Brasil.

Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e da realização da mamografia. A campanha é intitulada de Outubro Rosa. De acordo com ginecologista e obstetra, Adelino Cristovão Neto, quando a doença é detectada em fase inicial, as chances da cura com métodos cirúrgicos chega a 95%.

“A única forma de você evitar a morte causada pelo câncer é a detecção precoce e o tratamento da doença em estágio inicial. Isso só é possível por meio dos métodos preventivos. Sem eles, a pessoa e o médico vão descobrir a doença apenas quando ela estiver em estágio avançado. Nesses casos a paciente já terá muitos sintomas e provavelmente o tumor não poderá mais ser removido com métodos cirúrgicos”, afirma o especialista.

Adelino lembra que no caso do tratamento de câncer em estágio avançado, as chances de cura são menores e é necessário que a paciente seja submetida aos tratamentos mais agressivos como a quimioterapia e radioterapia, “Esses procedimentos vão ser usados para que a paciente aumente sua sobrevida e controle o crescimento do tumor”, pontua o ginecologista.

Prevenção ao câncer de mama

Segundo o médico, o principal exame preventivo contra o câncer de mama, a mamografia, deve ser feito anualmente em todas as mulheres com idade a partir de 40 anos. A rotina deve ser seguida todos os anos até que a paciente complete 69 anos de idade.

“Lembrando que, se a paciente tiver histórico de câncer de mama na família, como uma mãe que já teve a doença, por exemplo, a rotina de exames deve ser feita mais cedo, a partir dos 35 anos de idade”, explica Adelino.

Outubro Rosa, a campanha de conscientização à prevenção contra o câncer de mama em mulheres foi criada em 2002. No entanto, o ginecologista destaca que ao procurar o médico especialista em Saúde da Mulher, as pacientes acabam se prevenindo contra outros tipos de doença, como o câncer de colo de útero. “Março é o mês dedicado ao câncer de colo de útero. Este e o tumor maligno na mama são os únicos tipos de câncer que acometem mulheres cujas mortes podem ser evitadas com exames preventivos”, conclui.

Outros tipos de câncer que acometem mulheres

O tumor maligno no colo de útero é o terceiro tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil, de acordo com o INCA. Desde 2020, sete mulheres morreram vítimas da doença em Aparecida de Goiânia.

As mortes causadas por este tipo de câncer também podem ser evitadas por meio da realização do exame papanicolau. De acordo com Adelino, este exame deve ser feito anualmente em mulheres a partir de 21 anos de idade.

Outros tipos de câncer que acometem o aparelho reprodutor feminino não possuem exames preventivos. Estes tipos de câncer, com tumores localizados em ovários, corpo do útero, vulva e outros mataram 14 mulheres em Aparecida de Goiânia desde o último ano.

O total de 42 mulheres morreram vítimas de câncer originados por tumores nas mamas ou nos órgãos reprodutores femininos no município no mesmo período de tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s