MP vai recomendar à Câmara a suspensão do novo Código Tributário de Goiânia


O Ministério Público deve pedir aos vereadores que suspendam a tramitação do novo Código Tributário de Goiânia. Em audiência pública na Câmara Municipal nesta quinta-feira (23), o promotor Fernando Krebs disse que vai protocolar recomendação para que o projeto pare.

O promotor afirma que o novo código está sendo analisado a “toque de caixa”, sem espaço para um amplo debate e exposição do contraditório.

A proposta chegou à Casa no dia 8 de setembro. Nos últimos 15 dias, já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi aprovada em primeira votação no plenário. Agora, a matéria está na Comissão Mista e é relatada pela vereadora Sabrina Garcêz.

Para valer no ano que vem, o Código Tributário deve ser aprovado até o fim deste mês. Por isso, os vereadores tentam acelerar a tramitação. Para passar na Câmara, o projeto deve receber aval da Comissão Mista e ter maioria de votos no plenário mais uma vez.Advertisement

Defensores da atualização dizem que foram realizadas duas audiências públicas, contando com a desta quinta, para debate do projeto. Krebs, porém, cobra que a Casa promova mais audiências e com maior divulgação.

O promotor alegou ainda que o texto que tramita na Câmara pode dobrar o valor do IPTU de alguns contribuintes e, por isso, poderia haver muitos questionamentos judiciais. A prefeitura, por outro lado, alega que 47% dos imóveis sediados na capital terão redução de tributos.

A atualização do Código Tributário também altera a forma de cálculo do IPTU, substituindo as zonas fiscais pela cobrança por valor venal do imóvel. Os defensores do projeto dizem que há “justiça fiscal” com a mudança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s