Governo abre comporta de barragem para evitar falta de água na Grande Goiânia

O governador Ronaldo Caiado (DEM) abriu a comporta de uma barragem localizada na zona rural de Goiânia, na manhã desta quarta-feira (22). O objetivo é equilibrar a vazão do Rio Meia Ponte devido à estiagem severa, que pode comprometer distribuição de água na Região Metropolitana.

Com a abertura da barragem, o governo espera impedir que a vazão caia para o Nível Crítico IV, quando o escoamento é menor ou igual a 2 mil litros por segundo (l/s). Atualmente, o valor medido diariamente pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) está em torno de 2,3 mil l/s.

O proprietário da fazenda onde está localizada a barragem, Aírton Eustáquio Barra, aponta que o local tem capacidade para 10 milhões de metros cúbicos.

“Isso é o suficiente para fornecer a Goiânia o necessário para um bom período. A regulagem aqui é para isso, é uma barragem de regulagem de vazão. Se a Saneago diz que precisa de 3 mil metros cubicos, vai os 3 mil litros por segundo. Então, a Saneago administra bem e a gente proporciona esse volume necessário”, diz.

Há risco de falta de água na Grande em Goiânia?

Embora haja risco de racionamento de água, diante da estiagem severa, o governo avalia que a construção de linhão para Aparecida de Goiânia pode atender a região Metropolitana e aliviar o problema.

A área está com situação melhor do que a registrada em 2018, quando houve falta crítica de água. São pelo menos nove barragens monitoradas pela Saneago e Semad, como a que foi aberta na manhã desta quarta, que podem ser liberadas caso haja risco de queda de vazão do Rio Meia Ponte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s