Com barro na água, Águas Lindas de Goiás sofre com escassez hídrica e população se revolta

As Águas Lindas estão sujas de barro e a cidade começa a sofrer com a falta dela. Com a forte estiagem em Goiás nesse tempo seco e de altas temperaturas, a escassez de água é um dos principais problemas que a população enfrenta nessa época do ano. Até mesmo o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, passou ontem (15/09), por um momento de protesto, quando, revoltados, moradores ofereceram água suja para que pudesse tomar.

Se o nome da cidade sugere um lugar em que os moradores jamais passariam sede, a realidade é bem diferente. Sem água a 10 dias, alguns moradores de Águas Lindas de Goiás se revoltaram e fizeram uma barricada em pontos da cidade na última terça-feira (14/09). “Estamos sem água, dez dias sem água na comunidade. Cadê o prefeito, vereadores? Pessoal tem que fazer isso aqui para vocês nos ouvirem. Dez dias sem água, criança pequena…”, destaca morador em um vídeo que mostrava os fogos.

Em entrevista ao Diário de Goiás, o secretário de Captação de Recursos de Águas Lindas, Rogemberg da Silva Barbosa ressaltou que a população hoje está sem água ‘’por falta de investimento do consórcio que envolve a Saneago’’. “Estamos refém desse consórcio desde 2002. E o sistema de água, a rede de água é o mesmo que os moradores compraram na época. O sistema veio para a cidade e só mudou o nome’’, afirma. 

Ainda de acordo com Rogemberg, a população tem dificuldade para falar direto com o consórcio. Segundo ele, até mesmo o 0800 da central não atende. “O que eles tratam com a cidade é um descaso. Água barrenta, hoje o povo está morrendo de sede, como a cidade é dormitório, o povo vai para Brasília e quando chega em casa não tem água”, comenta. O secretário ressalta que faltam recursos por parte do consórcio e que isso é um descaso total com a população.

Água com barro

De acordo com o secretário, o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, em visita à cidade, disse que Águas Lindas contará com um investimento dentro de 22 anos para solucionar o problema de água na cidade. “A população não vai esperar 22 anos, o povo não vai aceitar isso não”’, destaca.  ‘’Eu acho que o município tem que administrar o seu patrimônio, a rede de água é da cidade, as nascentes são da cidade. Hoje a Saneago administra a fonte de arrecadação e pronto’’, completa o secretário.

Na visita em audiência na Câmara dos Vereadores da cidade, Soavinski foi recebido com protesto e ofereceu água ao presidente da Saneago. Com barro. “O recebemos separando seu CPF e CNPJ. Como pessoa, não tenho dúvidas das qualidades dele. Como presidente da Saneago, fizemos todas as cobranças possíveis. Não dá para continuar do jeito que está”.

Concessão sem consulta

Segundo Rogemberg, a cidade, prefeito e população ninguém participou de reuniões para o projeto da concessão do consórcio de água na cidade. O projeto foi levado à Câmara sem o conhecimento público, com toda a população ficando à deriva.

De acordo com o secretário, o prefeito da cidade atendeu o pedido e irá criar a Agência Municipal de Retroação de Água. “Ele vai começar a investigar o consórcio que a Saneago faz, porque hoje quem investe no consórcio é o estado, e o estado investigando a concessionária do estado’’, afirma. “’Hoje o problema é geral. A Câmara Municipal não deu nem prazo para o licenciamento, a população está querendo invadir a casa, ia ter quebra pau’’, finaliza.

Com a palavra, a Saneago

Águas Lindas conta com abastecimento de água tratada universalizado, atendendo a 100% da população de cerca de 214 mil habitantes. No entanto, devido à severa estiagem, estamos enfrentando alerta de emergência hídrica, não só em Goiás, mas também em outros estados da Região Centro-Sul do País (incluindo Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná). Para atravessar esse cenário, a Saneago tem atuado firmemente, em intervenções de curtíssimo prazo, com o objetivo de trazer respostas rápidas às demandas da população. 

Desde o início do ano, uma força-tarefa possibilitou a perfuração de oito novos poços profundos, que já reforçaram o abastecimento em 25%. Quatro destes estão interligados e somam uma vazão extra de 226 metros cúbicos por hora, sendo que a interligação dos demais ocorrerá até o fim do ano. Foram executados, nas últimas semanas, mais de 2.000 metros em ampliações de redes de distribuição, além de serviços que possibilitaram aumento da vazão de 15 poços existentes.

Outras ações também impactam positivamente na manutenção da regularidade do abastecimento, como a realização de trabalhos de comissionamento e a instalação de inversores de frequência. Vale ressaltar que a Companhia está investindo ainda na ampliação da capacidade de reservação do sistema, para fortalecer a regularidade do fornecimento de água durante paralisações temporárias. E o mesmo pode ser orientado aos próprios usuários, no sentido da importância da presença de caixa d’água bem dimensionada nos imóveis, assim como do consumo consciente.

Águas Lindas de Goiás, hoje, é a maior cidade do Entorno do Distrito Federal, tendo nos últimos 10 anos duplicado sua população. Essa característica, naturalmente, afetou a capacidade não só dos serviços de saneamento, como da infraestrutura urbanitária como um todo. Em face disso, as equipes da Saneago seguirão em ritmo intenso em busca de resultados efetivos, iniciando a preparação para a próxima estiagem assim que houver o retorno do período chuvoso.

No mais, é fundamental destacar que, num plano macro, o município está inserido no escopo de abrangência do Sistema Produtor Corumbá. Esta obra, que impactará a região em médio e longo prazo, está em fase final de conclusão e deve contribuir para que Águas Lindas figure, definitivamente, entre as melhores cidades em garantia de segurança hídrica para a população.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s