Justiça nega pedido de deputado estadual que recusou dose de vacina em Goiânia

A Justiça negou nesta quarta-feira (4) pedido de liminar do deputado estadual Humberto Teófilo (PSL) para suspender os efeitos do decreto de Goiânia que manda para o fim da fila quem recusar-se a tomar a vacina contra a covid-19 pelo laboratório que a produziu.

Teófilo se recusou a tomar a CoronaVac na última semana, o que, pelo ato assinado pelo prefeito Rogério Cruz, o coloca no fim da fila da vacinação. O parlamentar também não quis assinar o termo de responsabilidade, cujas signatárias foram duas profissionais que atuam na imunização.

Logo depois ele divulgou vídeos nas redes sociais afirmando que entraria na Justiça contra o decreto que estabelece a punição aos chamados sommeliers de vacina.

A decisão foi da juíza Marina Cardoso Buchdid, da 2ª Vara da Fazenda Municipal. Ela alegou que a melhor forma de se garantir índices altos de imunização é estabelecendo meios para coibir os que eventualmente atrasam a campanha, fazendo prevalecer o interesse público sobre o particular.Advertisement

A magistrada reforçou ainda que a covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade e que a melhor estratégia para enfrentá-la não é de escolha do cidadão, mas sim do ente público, principalmente se observada a disponibilidade limitada de doses e o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, que envolve logística, armazenamento, distribuição e registro das doses administradas.

“Atenta a necessidade de impessoalidade que norteia o agir do Poder Público, estranho seria se fosse permitido a cada particular escolher o imunizante de sua preferência ou “entrar e sair” da fila quantas vezes fosse necessário até obter a vacina que deseja”, afirmou ela, para quem postura de escolha de imunizante “seria incompatível com a atual realidade brasileira e comprometeria a possibilidade de cobertura ampla e célere do maior número de pessoas possíveis, colocando em risco o esquema vacinal de toda a população.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s