Pessoas em situação de rua recebem cobertores para enfrentar frio de 7ºC em Goiânia

Quando os termômetros marcam baixas temperaturas, as pessoas que vivem em situação de rua acabam sendo as principais atingidas pelo frio. A fim de ajudar essa população a enfrentar o tempo gélido da capital, a Prefeitura de Goiânia distribuiu cobertores nesta terça-feira (29). Na madrugada desta quarta-feira (30), a capital registrou mínima de 7ºC, segundo o Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas do Estado(Cimehgo). Atualmente, a cidade possui 1,2 mil pessoas em condição de extrema vulnerabilidade social, entre moradores de rua, pedintes e vendedores nos semáforos. 

Durante a ação municipal, foram entregues cobertores e máscaras de proteção facial contra a Covid-19. Também foram  feitos cadastros para atender as demandas das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Procurada, a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS) não informou quantos cobertores já foram doados e nem se as ações devem continuar durante a semana.

A expectativa é que, assim como em anos anteriores, haja doação de cerca de 800 cobertores em rotas onde a procura é maior, como nas regiões de Campinas, Centro e adjacências.

Segundo o secretário Zé Antônio, o trabalho da equipe de Abordagem Socialtem sido intensificado em virtude da forte queda de temperatura na capital. Além disso, a Sedhs realiza todos os dias entregas de kit alimentação (marmitas) e lanches. Já a equipe do Centro POP é responsável pelo acolhimento da população de rua, além dos demais serviços sociais voltados à saída definitiva das ruas.

“Nosso acolhimento está em funcionamento, além do Hotel Solidário que foi implementado por conta da pandemia e segue ativo oferecendo mais vagas para essas pessoas que estão nas ruas por diversos motivos e que precisam do apoio do setor público para buscarem saída dessa condição de extrema vulnerabilidade”, disse o secretário.

Frio

Em alguns municípios goianos, como Caçu e Jataí, a temperatura chegou próximo a 0ºC. “Ontem já tínhamos temperaturas baixas em alguns municípios, mas hoje ela [massa de ar frio] derrubou bem as temperaturas mínimas”, disse André Amorim, gerente do Cimehgo.

Ainda conforme Amorim, essas temperaturas mais baixas devem duras até a próxima sexta-feira quando, a partir do fim de semana, elas voltam a subir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s