Linhagem da variante de Manaus provocou surto de Covid-19 em abrigo de Goiânia

A Secretaria de Saúde de Goiânia anunciou na noite desta segunda-feira (07/06) o resultado do sequenciamento genético realizado a partir de material coletado nos idosos e colaboradores do abrigo que registrou susto de Covid-19 em Goiânia, no final de maio.

De acordo com o sequenciamento, a linhagem do vírus que contaminou os idosos é a P.1.2, uma linhagem da variante de P.1 de Manaus. O Laboratório que realizou o sequenciamento já tinha a identificado na 19ª Semana Epidemiológica, ocorrida entre os dias 9/5 a 15/5.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes, a nova linhagem pode estar relacionada ao repique da segunda onda da Covid-19 na capital. “Acreditamos nisso porque essa linhagem tem alto potencial de transmissão e de virulência, ou seja, além de transmitir com muita facilidade, ela também tem uma grande capacidade de causar a doença”, explica. 

14 testados positivos: nenhum desenvolveu a forma graveAdvertisement

Das 30 pessoas do abrigo (18 idosos e 12 trabalhadores), 14 testaram positivo para Covid-19 (47%), sendo nove idosos de cinco trabalhadores, mas ninguém desenvolveu a forma grave da doença, a maioria foi assintomática. “Acreditamos que isso se deve ao fato de todos terem sido vacinados com a Coronavac entre janeiro e fevereiro, ou seja, nossa conclusão é que realmente a vacina funciona evitando que as pessoas infectadas fiquem doentes”, afirma Yves. 

Yves também elogia a direção do abrigo que, de forma cuidadosa, comunicou rapidamente a suspeita dos casos à SMS, no dia 25 de maio. Isso possibilitou que a equipe de Vigilância da secretaria pudesse agir com rapidez, testando e isolando as pessoas positivas. O sequenciamento foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás e o Laboratório HLAGYN.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s