Covid-19: Trabalhadores aeroportuários vacinados em Goiânia terão sangue coletado para estudo

Os trabalhadores aeroportuários vacinados nesta sexta-feira (28/05) no Aeroporto Santa Genoveva irão ter o sangue coletado para a realização de um inquérito vacinal promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Iniciado em março com trabalhadores da saúde, vacinados com AstraZeneca de Coronavac, o estudo será feito agora com a comunidade aeroportuária (1.855 pessoas na capital) que começa a ser vacinada com a primeira dose do imunizante produzido pela FioCruz em parceria com a Universidade de Oxford.Advertisement

O estudo prevê uma coleta de sangue antes da vacina ser aplicada, outra após seis meses e uma terceira com 12 meses. “Vamos verificar se a pessoa já tinha anticorpos, se vai desenvolver, se terá Covid-19 mesmo estando vacinada, ou seja, é um trabalho de vigilância, de monitoramento pós-vacina”, explica o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso.

Antes da vacina, os participantes do estudo terão que preencher um formulário exigido pela padronizado, apresentar documento pessoal com foto e credencial aeroportuária válida. A SMS será a responsável pela vacinação, e a UFG e um laboratório privado, como parceiros, irão processar as amostras de sangue e fazer a análise dos dados.

Para evitar aglomeração, foi feita uma programação das datas e horários de vacinação com base na primeira letra do nome:

Sexta-feira (28/05) – De A a E

Segunda-feira (31/05) – De F a K

Terça-feira (01/06) – De L a S

Quarta-feira (02/06) – De T a Z

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s