Ministério da Saúde deve alterar Plano Nacional de Imunização nesta quinta, 27

Está prevista para esta quinta-feira, 27, uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é formada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) e o Ministério da Saúde (MS). A expectativa está na mudança na fila de vacinação contra a Covid-19, para garantir avanço na imunização da população brasileira.

Segundo informou o Conselho de Secretarias Municipais do Estado de Goiás (Cosems Goiás), por meio de sua assessoria, a pauta da reunião deve chegar ainda na tarde desta quarta-feira, 26, mas a situação do Plano Nacional de Imunização (PNI) e a mudança na fila de vacinação devem ser discutidas. A reunião serà às 14h e terá transmissão pela internet via DataSUS.

Essa reunião envolve o alto escalão da Saúde e o que for pactuado tem validade para todo território nacional. No caso de mudanças, a SES-GO e Cosems Goiás acatam e com isso a Secretaria de Saúde elabora uma nota técnica com devidas orientações.

Vacinação é decisiva para evitar agravamento da pandemia

As projeções feitas por cientistas do Brasil e dos Estados Unidos, acerca da situação brasileira da pandemia mostram que evitar a terceira onda vai depender muito da vacinação, que já se mostra efetiva na redução de mortes e internações. “Temos que vacinar 1,5 milhão de pessoas ao dia, idealmente 2 milhões. E ter cautela na flexibilização das medidas de isolamento”, explica a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e doutora pela Universidade Johns Hopkins, nos EUA, Ethel Maciel.

O PNI possui 28 grupos prioritários. Em Goiânia, atualmente, são vacinados os idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades a partir de 18 anos. Em algumas cidades do Estado, como Anápolis e Aparecida de Goiânia, o cronograma está mais avançado e pessoas em situação de rua, privação de liberdade e outros grupos de trabalhadores já estão sendo vacinados. 

Entre o grupo que deverá ser imunizado nos próximos dias, estão previstos os trabalhadores de transporte coletivo, metroviário e ferroviário; trabalhadores do transporte aéreo e aquaviário; caminhoneiros; trabalhadores portuários; industriais; limpeza e urbana e manejo de resíduos sólidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s