Novas 21 mil doses da Pfizer/BioNtech chegam em Goiás nesta quarta

Foi recebido, na madrugada desta quarta-feira, 19, pelo Governo de Goiás, nova remessa de imunizantes da Pfizer/BioNtech, contra a Covid-19. As 21.060 novas doses compõem o terceiro lote da vacina a chegar na capital goiana e serão utilizadas como reforço à primeira etapa da vacinação, nos grupos prioritários. O imunizante será distribuído em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade e Rio Verde.

As cidades a receberem as doses da Pfizer são as que possuem capacidade de armazenamento e aplicação adequadas, devido às particularidades do imunobiológico, que exige condições de temperaturas mais baixas e aplicação mais ágil.

O novo lote chegou no Aeroporto Internacional de Goiânia em voo comercial e foi levado para a Central Estadual de Rede de Frio, na capital, onde ficará armazenado a uma temperatura negativa entre -25°C e -15°C. Seu encaminhamento aos municípios será feito após conferência por técnicos da SES.

A vacina da Pfizer/BioNTech possui registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem mais de 90% de eficácia comprovada quando aplicadas as duas doses. O intervalo entre a primeira aplicação e o reforço vacinal, segundo Ministério da Saúde, é de três meses.

Contando com as doses da Pfizer, essa semana Goiás já recebeu um total de 217.160 vacinas. O primeiro lote chegou na madrugada desta terça-feira, 18, era composto por 196 mil doses da AstraZeneca, vacina produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Desse total, 79,6 mil são destinados à aplicação da primeira dose e 116,5 mil serão para reforço.

O secretário de Estado da Saúde Goiás, Ismael Alexandrino, afirma que, com o avanço da vacinação, os indicadores de contágio e internação vêm diminuindo. Entretanto, apesar de ver o mapa de risco de Goiás caminhando para uma situação melhor, Ismael frisa a importância de continuar com os cuidados, como os hábitos de higiene e distanciamento social. “Não podemos pensar que a pandemia acabou”, alerta.

Desde janeiro de 2021, mês em que se deu início ao Plano Nacional de Imunização (PNI), pelo Ministério de Saúde, Goiás já foi contemplado com 2.652.280 doses de vacina contra Covid-19. Delas, foram 1.351.530 da Coronavac, 1.224.700 da AstraZeneca e 76.050 da Pfizer. Já em quantidade de aplicações, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), até a última terça, 18, 1.185.180 goianos já haviam recebido a primeira dose e mais de meio milhão (584.086) foram completamente imunizados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s